top of page

Fabulosos X-Men (2025) Vol.03

Começando meu diário de leitura, serei obrigad a explicar qual seu propósito. Aqui irei falar um pouco e talvez até resenhar, aquilo que eu ler, a ambição é fazer isso para tudo que for lido, espero conseguir. Não tenho um plano a ser seguido, tentarei ser breve e falar um pouco de cada volume e é isso. Bom, vamos começar com essa edição da Panini, que veio na nova leva de gibis "baratos", o que não é exatamente uma realidade, mas é o que temos.


O gibi é uma compilação, mais para um mix, coisa muito comum em tudo que é publicado em território brasileiro. DIto isto, o volume possui 2 volumes: Uncanny X-Men (2024) 2 e X-Men (2024) 3.


ree

Eu diria que chegar até o volume 3 desta coleção, não foi exatamente algo gratificante, até o momento, só me senti enrolado, com muitos elementos direcionados a leitores assídios da legião de mutantes, coisa que não sou. Então eu diria que para um completo leigo em quadrinhos e marvel, esse gibi é como uma grande placa cheia de hieroglifos, personagens citados, acontecimentos, enfim esse é o melhor momento para a frase "saudade daquilo que não vivemos". Mas não vou atirar tantas pedras, pois para o leitor de quadrinhos, com conhecimento minimo sobre os mutantes, a experiência é válida, mas sinto que incompleta. As duas primeiras edições foram uma mistura de confusão e revelação, alguns detalhes da trama foram plantados aqui e ali e agora, no terceiro volume, me sinto livre para dizer que finalmente estou começando a entrar nos trilhos dos eventos. Concluindo, se você nunca leu nada sobre x-men, não comece aqui (Deus ama o homem mata é uma boa), se você leu um pouco, vai fundo, sabendo que a coisa começa a andar no volume 3.


Deixa eu roubar esse espaço para um extra, ler esses volumes, na frequêcia em que são lançados, é uma experiência nova para mim e com certeza muito gostosa, acho que ela trás um algo a mais para o contexto.


Mas e ai, esse diário nem faz sentido, ele tá começando no volume 3! Pois é, ele não é sobre os gibis, é sobre mim e no momento, li o volume 03.


Falei sobre a experiência com a leitura, agora

ree

vamos falar sobre ela em si, na primeira parte do volume, temos Vampira, Gambit e Wolverine encontrando um grupo de mutantes adolescentes, um "novos, novos X-men" mirim, eu não conhecia nenhum deles e ainda não conheço (mas o pegasus é muito legal!), acontece o maior clichê dos super-heróis! O combate entre mocinhos que acabaram de se conhecer e por falta de meia duzia de palavras para apresentações, optaram por trocar socos. Jubileu aparece e pronto, tudo se acalma. O encontro desperta a ansia por retomar a mansão dos mutantes (lugar agora ocupado, sei lá por que, por uma aparente vilã). Meio que é isso, socos gratuitos, reencontros e xablau, mas... Existem pequenos trechos aqui e ali, onde vemos uma espécie de diário do Charles Xavier, personagem pelo qual tenho certo ranço (kkk), mas é bonitinho ver ele em sua juventude, então essa parte é legal, bem como a troca de socos. A edição é divertida e é isso.


ree

Voltamos a Irmandade? No volume seguinte (contido na mesma edição, é confuso eu sei, mas dá para se acostumar) voltamos para o grupo de Ciclope, que está se adaptando a nova vida e entre suas novas tarefas, ser o lider é a principal. Por conta disso, ele toma a frente na reunião com o tal de Lundqist, personagem que eu nunca nem vi, mas se mostra um agente do governo (ou algo assim,

ree

esse é um daqueles detalhes que estão em outras edições, antes desta coleção) responsável por cuidar dos mutantes. Ai serei obrigado a trazer contexto dos volumes anteriores, neles descobrimos que algumas pessoas estão despertando o gene mutante mais tarde, coisa que era para acontecer quando o indíviduo ainda é adolescente. Esses eventos fizeram a população acreditar que o gene mutante é algum tipo de vírus, ou seja, mutantes agora são uma doença e ela é contagiosa. Enquanto isso, um grupo ordenado pelo próprio Lundqist, invade a base dos Xmen em busca do cerébro! Gosto desse paralelo, onde dois eventos ocorrem, um complementando o outro, para no fim coincidirem. Entre trocas de cena, vemos o grupo X acabando com os invasores, na boa e velha porrada, enquanto Ciclope acaba com Lundqist na boa e velha conversa. Acho que deixei claro que gostei do que li, então é isso, mais um gibi divertido com bons diálogos e cenas de ação. Destaque para a arte que eu não gostei até aqui, quando os traços ficaram mais brutos e criaram mais personalidade. Já ia esquecendo de citar a melhor parte, quando Ciclope ameaça Lundqist, deixando claro que ele era o único muro capaz de manter o grupo agindo como X-men, que sem ele, eles poderiam muito bem atuar como a Irmandade.


Os volumes 1 e 2 me deixaram curioso e nada mais, o tipo de curiosidade que o tempo apaga, o volume 3 conseguiu me animar mais, deixando muita responsabilidade para o 4! Eu sei que essa série como um todo, tem recebido pessimas avaliações lá fora, mas sou um bobo feliz que consegue ver o lado bom das coisas (quando eu quero).


Acho que me prolonguei um pouco, não me arrependo de nada. Você lê quadrinhos, livros ou qualquer coisa? Bom, até assistir série e afins vale, tenta fazer esse exercício, escreva sobre a obra, conte toda a trama como se estivesse falando com um amigo, é uma experiência muito gratificante.


Canal Café Maker (RPG Maker): https://www.youtube.com/@quanticoCafe

Quântico Café (Gibis/Mangás): https://www.youtube.com/@quanticoCafe

Expresso RPG (RPG de mesa): https://www.youtube.com/@expressRPG


Comentários


bottom of page