top of page

TRANSTORNOS DA MENTE: O que eu poderia usar no meu jogo?

Atualizado: 15 de set. de 2021

Bom então eu preciso fazer um jogo, onde o meu personagem tem um algum tipo de distúrbio, que o impeça de agir ou conviver normalmente com os demais personagens do jogo. Tudo bem, mas quais os tipos de transtornos da mente eu poderia trabalhar para o meu jogo?


AMNÉSIA

"Incapacidade de se lembrar de eventos por um período de tempo, muitas vezes devido a lesão cerebral, doenças ou aos efeitos de drogas ou álcool."


Não se lembrar de quem era, onde estava ou o que estava fazendo ali naquele lugar pode desencadear uma interessante história onde seu personagem precisa descobrir o que está acontecendo com ele, revelar pequenas informações sobre o passado do personagem pode fazer parte dessa mecânica e vai trazer um tom de mistério ao seu enredo.


MULTIPLAS PERSONALIDADES

"O transtorno dissociativo de personalidade é caracterizado pela presença de duas ou mais identidades de personalidades distintas. Cada uma delas pode ter um nome, histórico pessoal e característica distintos."


E se o seu personagem tivesse dentro dele, ao mesmo tempo, alguém bom e alguém maligno, e as duas personalidades desconhecessem da existência uma da outra? Múltiplas personalidades pode ser somado a uma mecânica interessante, por exemplo, temos que dirigir um carro, mas somente uma das personalidades sabe dirigir, a outra não, ou ainda uma delas é um adulto, e a outra é uma criança, ainda a própria mudança de gênero, onde uma personalidade acredita pertencer a um sexo diferente da outra.


FOBIAS

"Fobia é um tipo de perturbação da ansiedade caracterizado por medo ou aversão persistente a um objeto ou uma situação. As fobias geralmente causam o aparecimento súbito de medo e estão presentes por mais de seis meses."


Existem vários tipos de medo que podem colocar a mente do seu personagem em desordem. Uma fobia é um medo irracional de um fator que muitas veze pode ser comum, como por exemplo medo do escuro, Nictofobia, ou até mesmo algo muito específico e que pode parecer até mesmo cômico para os demais como Anatidaefobia, que é o medo de estar sendo observado por patos.


ESQUIZOFRENIA

"A esquizofrenia é caracterizada por pensamentos ou experiências que parecem não ter contato com a realidade, fala ou comportamento desorganizado e participação reduzida nas atividades cotidianas."


A realidade de cada um pode ser afetada de acordo com seu estado mental, não necessariamente um evento ou local precisam desencadear esse comportamento, muitas vezes uma simples conversa pode acarretar numa distorção do que o indivíduo entende ou não como verídico ou palpável.


BIPOLARIDADE

"Os episódios maníacos incluem sintomas como euforia, dificuldade para dormir e perda de contato com a realidade. Já os episódios depressivos são caracterizados por falta de energia e motivação, além de perda de interesse nas atividades cotidianas"

A inconsistência do humor de maneira ríspida e rápida, sem o controle de suas emoções o personagem pode ir de uma situação controlada a uma completamente desproporcional simplesmente por não conseguir lidar com suas mudanças bruscas de temperamento, afetando não somente ele como os demais a sua volta.


***

Esses foram alguns exemplos que poderiam ser usados como pano de fundo para o seu desafio, porém as possibilidades são gigantescas, pense no seu personagem e não somente nele, mas em como os demais em sua volta irão lidar com esse entrave!


PARTICIPE DO DESAFIO CAÓTICO!


Bom trabalho a Todos!


Ricky, O Bardo.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page