top of page

GDD - O seu manual pessoal

Muito se fala sobre a importância de organizar, é de conhecimento de quase qualquer desenvolvedor, que o preparo muitas vezes acaba sendo a chave para a produção de um bom produto final, o Batman não seria o Batman sem o seu preparo. As etapas iniciais de um projeto costumam ser as mais complexas, é aqui que tudo é decidido, decidir demanda tempo, força de vontade e muita motivação, você não sai para uma longa viagem sem antes preparar a mala.

Vamos imaginar que o nosso GGD é a mala!



Então, o que é um GDD?

Game Design Document é um compilado de informações referentes a tudo que estará presente no jogo, desde seu enredo, até aqueles itens e conflitos encontrados ao longo da gameplay.


Para que serve?

Ele funciona como um manual, é a partir dele que o desenvolvedor vai definir seu plano de trabalho, saber o que falta fazer e quais serão as próximas etapas da produção.


Ele é importante?

Sim, muito, o processo criativo geralmente nos prega peças, podemos nos ver perdidos em meio a ideias ou mesmo sem saber qual ideia colocar em pratica. O GDD serve para colocar ideias em ordem e trilhar um caminho a seguir, isso acarreta em uma produção mais rápida e com menos problemas.


Fazer um GDD para qualquer projeto de game?

Sim, mas tendo em mente que existem escalas, a complexidade do jogo está diretamente ligada a complexidade do GDD.


Então, como fazer um GDD?

Há infinitas maneiras, aconselho que leia a matéria sobre planejar um projeto, do MisterDovah! Lá ele fala um pouco sobre os métodos para iniciar um projeto e quais ferramentas utilizar. Não há regras, a chave é criar um documento organizado e que atenda as suas necessidades. O GDD pode se resumir a uma folha ou mesmo a páginas e mais páginas. Escolha um local onde você se adapta melhor, seja papel e caneta ou um software, após sua escolha, esqueça que os demais existem, ressaltando que não é necessário fazer tudo em um só local, você pode usar a combinação de certos softwares para conseguir um resultado melhor, por exemplo, você pode escrever os textos no word e gerenciar os itens e armas no excel, não há regras.


Mãos a obra! Definir etapas é uma maneira abstrata de saber em que ponto da produção você está, então vou dar uma ideia de como você pode começar.




- Etapa 1 - Planejamento


Aqui as coisas ainda estão muito na cabeça, você ainda tem uma vaga ideia do planeja fazer. Separe uma folha e anote tudo, crie listas, revise e decida o que pretende fazer. Uma boa maneira de finalizar essa etapa, é criando uma frase com uma ou duas linhas que resuma o seu projeto.

"RPG de aventura futurista, ambientado em uma cidade infestada por um vírus robótico. Um grupo de rebeldes liderado por Rick planeja retomar a cidade"


- Etapa 2 - Preparar Ferramentas


Defina tudo o que precisa, organize pastas no seu computador, baixe os aplicativos necessários, organize seu local de trabalho e se possível defina horários para trabalhar no projeto. Um ambiente organizado e com ferramentas disponíveis, irá agilizar em muito o processo. Aconselho ter a disposição papel e caneta, software de edição de imagem, software de edição de som, software de escrita (word, docs...), software de tabelas (sheets, excel...), um software de tarefas como o To Do da microsoft. Criem o projeto e de preferencia deixem ele vazio, coloque dentro do projeto só o que forem usar.


- Etapa 3 - Textos


Aqui você começa a trabalhar de fato com os textos, é interessante separar tópicos do que você deve escrever, evite ser detalhista, escreva resumos e se necessário incremente posteriormente. Tome sua frase criada na etapa 1 como referencia, evite ir além da ideia base.

O GGD não possui regras, mas gosto de seguir alguns padrões como:

Introdução:

Fale sobre seu jogo, qual a proposta, o que o jogador deve esperar encontrar.

Golden Nuggets:

Por que seu jogo é bom? O que faz ele diferente, crie uma lista com os destaques do jogo.

Contexto:

O que aconteceu antes de tudo começar, seja breve e resuma o que levou o mundo a estar onde está, deixe de lado quaisquer detalhes sem significância no enredo, foque naquilo que irá ser explorado durante a narrativa.

Inicio

Como as coisas começam, qual o estopim para a jornada do nosso protagonista, quem ou o que fizeram para que ele tomasse a decisão de seguir está jornada. se é que ele teve chance de decidir. Descreva como as coisas começam.

Personagens

Quem é quem, descreva os personagens chave para o seu jogo, seja breve e tente criar padrões como fichas.

Locais

Descreva os locais chave para o desenrolar da trama, seja breve.

Gameplay

Defina o que estará presente na gameplay, o jogo possui armas, armaduras? Itens? O jogador interage com o cenário? Crie uma categoria para cada elemento importante da gameplay.

Conflitos

Descreve os eventos que impedem o jogador de avanças, sejam puzzles, batalhas de grande importância ou mesmo uma cutscene que pode mudar o rumo do game.

Enredo

Crie de forma resumida, as etapas do game, você pode separar em capítulos e descrever de forma resumida os conflitos que podem ocorrer naquele momento, quais os envolvidos e o que o jogador pode encontrar em cada etapa. Aqui você pode separar por locais, capítulos, fases, em fim, o que se encaixar melhor no seu game. Você também pode criar está etapa a parte do documento principal.


É importante entender que o GDD não é um bloco de pedra, você pode e deve criar mais textos de forma não linear, ir e voltar em etapas, por exemplo, você pode criar primeiro uma parte do enredo, depois distribuir detalhes nas demais opções que destaquei acima. Além disso, é muito comum que o GDD aumente por demanda, você pode fazer um capitulo e depois criar tudo no game, saber se tudo funciona para por fim voltar ao GDD e retomar sua produção.


- Etapa 4 - Cronograma


Separe um software ou mesmo uma agenda e elabore as etapas da sua produção, tente classificar as tarefas em fáceis e difíceis conforme o tempo que você acredita ser necessário para concluir. Uma boa estratégia é alternar entre tarefas fáceis e difíceis. Decida se irá criar uma versão demo e defina datas para entrega da mesma, mantenha organizada ao menos 1 ou 2 semanas a frente em seu cronograma.


- Etapa 5 - Trabalhe duro


Hora de seguir o cronograma, separe intervalos e trabalhe junto com o relógio, tente criar uma rotina, isso irá ajudar bastante, tenha em mente que você pode se frustrar. Tire o celular de perto e esqueça que a internet existe, use-a somente quando for algo relacionado ao seu projeto. Caso seja necessário, retorne algumas etapas e repita o processo.


Muito do que trouxe aqui, aprendi em minha pequena passagem no curso de desenvolvimento de jogos do senac, então como bônus, deixo aqui uma espécie de revista que irá auxiliar e complementar ainda mais o processo de criação do GDD, além de uma matéria excelente como fonte de estudos.


Game Design Document

Deixe sua dica ai nos comentários. Um grande abraço!

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page