top of page

GameDev - planejando um projeto




Olá, Maker. Tudo wowed?


Quando você pensa em um projeto novo, você planeja ou apenas segue as vozes da sua cabeça aleatoriamente dizendo o que fazer?

Tá... às vezes as vozes estão certas, mesmo assim, de modo geral, planejar é essencial.


Quando falo sobre planejamento, não falo sobre se restringir absolutamente a um esquema predefinido, sem margem para alterações, até porque muitas coisas novas podem surgir e melhorar o escopo de seu projeto. Planejar é uma forma de organizar visualmente o que você tem em mente para revisitar depois ou, no caso de uma equipe, transmitir ideias.


O que usar para planejar?


Há inúmeras formas de organizar ideias prévias para posterior uso:


1- Uma folha de papel: papel e caneta já serve para esquematizar algo. Algumas pessoas só conseguem fazer dessa forma, mesmo tendo tecnologia à disposição.


2- Programas de edição de texto: word, bloco de notas e outras ferramentas que funcionariam como um papel digital já estão de bom tamanho. A facilidade para modificar o texto, colorir, alterar fonte, criar tabelas e planilhas tornam os editores de texto um atrativo especial.



3- Programas específicos para planejamento: e aqui eu vou falar do que atualmente utilizo. Existem programas para organizar, através de quadros e cartões, as partes de um projeto que você achar necessárias. Eu uso o Trello para essa função.





O programa basicamente oferece a possibilidade de criar quadros e cartões (dentro dos quadros) que receberão a nomeação específica que o autor quiser dar, como no exemplo acima. Os cartões conterão os textos específicos para aquele registro e podem guardar palavras, imagens e terem adicionados notificadores coloridos para a organização pessoal do autor (como sinalizadores de tarefas concluídas ou não, você decide como usar essas cores).


O RPG Maker também conta com uma ferramenta oficial para organização de escopo, mais precisamente do banco de dados de um projeto, que pode ser encontrada gratuitamente na Steam.


Com ele você pode extrair em forma de planilha todos os elementos de seu database, ou os que você considerar importantes, para guardar, modificar externamente ou importar em algum projeto.


Porém, existem outras ferramentas mais profissionais e completas que podem ser úteis para projetos mais encorpados. Como o Articy Draft: 3, também disponível na Steam. Essa é a ferramenta que o Café utiliza em seus projetos, inclusive ele tem um vídeo explicativo sobre o software aqui e uma amostra de como utiliza o programa na elaboração de New Moon aqui.



No fim das contas, organização é algo extremamente subjetivo. Se estiver fazendo sozinho, pense em como se sente mais confortável e utilize as ferramentas que quiser, caso esteja compondo uma equipe, utilize uma ferramenta de fácil acesso por todos (inclusive os Google Docs para alteração imediata e acesso pela nuvem, ou mesmo guardar documentos em uma conta no GitHub) para que todos os componentes possam se encontrar em seus afazeres.



43 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page