top of page

Utopia: Teoria da Vida



O game criado pelo Héric Monteiro tem uma premissa super interessante e transparece o carinho e cuidado de todas as suas fases de desenvolvimento (ele diz que não é Game Designer, mas sim um esforçado. Eu diria que ele está em um excelente caminho e é capaz de inspirar).


No universo criado para o game, os seres humanos foram auxiliados por seres denominados Transcedentais a alcançar equilíbrio e harmonia com a natureza e entre si. Esses poderosos seres guardam segredos que serão aos poucos revelados na trama.


O enredo de Utopia retrata o cotidiano de Nicolas Flamel, estudante de alquimia, e as demandas que suas lições lhe afligem. Flamel deve aprender a manipular os elementos, combiná-los e gerenciar seus efeitos. Tudo ocorre como em uma universidade comum, até que a visita de um Transcedental causa "frisson" na comunidade acadêmica e uma proposta é feita: os estudantes devem elaborar e executar um projeto a ser acompanhado por um orientador. Flamel decide por explorar a possibilidade de transcender da humanidade a uma conceituada divindade através da alquimia, e isso levará o jogador às mais variadas situações.


Pontos positivos:

- Enredo: instigante, motivador e fantástico. Grande possibilidade de imersão.

- Mecânicas: Flamel pode interagir com diversas partes do ambiente, pessoas, coletar material, craftar, aprender habilidades a serem usadas no mapa, batalhar e apresentar comportamentos estéticos (como sentar no banco da praça para apreciar o movimento...).

- Esmero gráfico: Flamel possui mais do que gráficos de andar. Uma das mais inspiradoras coisas do projeto é o sábio uso de gráficos a partir de edição criativa. O sprite apresenta behavior graphics que incrementam ainda mais a experiência do jogo.

- Mapeamento: belo uso de gráficos de RTP misturado com alguns outros packs, modificados externamente para atender a pretensão do jogo. Sobre a atmosfera criada, Utopia nos mostra um ambiente que mescla o medieval e o moderno muito bem.

- Menu customizado: o criador tem enorme satisfação em nos presentear com uma tela de opções que foge ao comum do RPG Maker, com acesso a sistema de craft e diário e arte original.

- Dificuldade: até então, o game apresenta um desafio mais voltado ao passeio pela trama, permitindo que jogadores mais casuais possam saborear os eventos, ao mesmo tempo em que cumprem os desafios.



Pontos não tão positivos

- Menu customizado: apesar da originalidade, o menu e o acesso aos sistemas pode ser um pouco confuso e demandar maior atenção do jogador para que não fique toda hora acessando e reacessando porque apertou no tópico errado. É intuitivo, mas um pouco poluído.

- Dificuldade: jogadores que gostam de um desafio maior podem estranhar a facilidade com que as coisas passam.



Não encontrei nada que considere negativo no projeto.





 

Utopia foi jogado por aproximadamente duas horas, a título de beta tester. Reconheço que o projeto é promissor e tem potencial apelo de mercado. Continue na trilha, tio Héric.




Link para download: https://hericfisio.itch.io/utopiabr

70 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page