top of page

Um jogo necessário - A JORNADA DO ACOLHIMENTO


Jogos digitais cada vez mais abraçam pessoas em seus anseios, rotinas, mundos pessoais. Eles deixam o universo puramente lúdico para alcançar o campo utilitário do cotidiano, da ciência, do conhecimento. A saúde é uma dessas áreas contempladas e, óbvio, não poderíamos deixar de investigar como os games auxiliam na descoberta, quebra de mitos e auxílio acerca da saúde mental. Muito se discutiu sobre malefícios, está mais do que na hora de aceitar seus benefícios - que não são poucos.

No Brasil, a depressão é uma doença que afeta milhões de pessoas e o estigma sobre isso ainda se mostra presente (oi, Enem 2020, lembrei de você!). Por conta disso tudo, a Janssen criou um pequeno jogo para permitir que o jogador vivencie a experiência de um protagonista com depressão, entenda sinais e saiba a importância de buscar ajuda (e de como isso deve ser valorizado).

A iniciativa é do Movimento Falar Inspira Vida, um grupo preocupado em trazer diálogo, acolhimento e informação para toda a sociedade (para conhecer o gripo, clique aqui).


A JORNADA DO ACOLHIMENTO

O game pode ser encontrado aqui, podendo ser jogado gratuitamente na própria pagina, e apresenta um rol de quatro jornadas (Descoberta, Superação, Esperança, Cuidado) que são quatro caminhos diferentes para compartilhar experiências e conhecimento sobre transtornos mentais,. Seguem as descrições de cada uma conforme o próprio site do projeto:




Descoberta

Você colocará sua empatia para jogar se colocando como uma pessoa que começa a apresentar sintomas de depressão, mas que ainda não teve seu diagnóstico confirmado. O desafio aqui será identificar esses sinais, enfrentar os estigmas em relação à doença e compreender que o segredo da próxima fase desse jogo é a busca por ajuda especializada.



Superação

Você sabia que 4 em cada 10 pacientes com depressão no Brasil têm Depressão Resistente ao Tratamento (DRT)? Essa jornada é mais comum do que se possa imaginar e requer uma atenção especial aos obstáculos desses pacientes, os altos e baixos dessa jornada, até alcançar o cuidado adequado. Desânimo e conformismo não podem impedir que esse paciente alcance o sucesso dessa jornada: é possível sim chegar lá!



Esperança

Já ficou em dúvida em como ajudar uma pessoa que dá sinais de depressão e pensamentos suicidas? Aqui é a chance de conhecer e praticar a melhor forma de superar os próprios tabus e oferecer ajuda, de maneira sensível, responsável e transformadora. A união e o acolhimento certamente podem fazer a diferença para lidar com esse desafio!



Cuidado

Médico por um dia: é a proposta dessa jornada! Entre no consultório do especialista, o psiquiatra, e conheça a rotina de trabalho e de atualização contínua – pontos fundamentais para esse cuidado único com o paciente de depressão. Se identificou mais com uma das jornadas? Compartilhe com amigos, familiares, colegas e ajude para que essa mensagem chegue ao maior número de jogadores!



As imagens são retiradas do próprio sítio eletrônico do movimento.

 

E aí? O que achou da iniciativa? Acha que jogos digitais são bons meios para apresentar, informar e debater esse tema?


Se gostou, compartilha essa ideia.



C ya! S2


97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page