top of page

Os quatro tipos de jogadores de Bartle.


"Para quem estou criando meu projeto?", essa é uma pergunta que todo gamedev precisa fazer, de preferência muitas vezes durante a sua atividade, juntamente com "para que eu estou criando meu projeto?". Lembro de quando comprei Just Survive por conta de uma dica de amigo e estranhei o jogo. O mundo aberto oferecia possibilidade de simular sobrevivência PVE e PVP, sendo que o auge, para esse amigo, era se reunir em bandos e caçar jogadores solitários, looteando o que pudessem. As possibilidades de gameplay permitiam que vários tipos de jogadores coexistissem naquele espaço.


Voltando ao questionamento inicial, apresentamos os perfis de gamers que podemos encontrar por aí compondo nosso público. Essa definição foi feita por Richard Bartle (pesquisador e escritos da área de jogos), que dividiu as pessoas que jogam em quatro perfis baseados em suas aspirações principais.


a) Os Conquistadores: jogadores atraídos pela possibilidade de acumular e possuir elementos importantes no jogo. Podem correr atrás de moedas, troféus, níveis ou itens que os tornem destaques perante a comunidade.


b) Os Exploradores: jogadores que buscam os detalhes do universos do jogo e tudo o que ele pode oferecer. Do mapeamento à mecânica, esses jogadores gostam de apreciar e compreender a essência do jogo.


c) Os Assassinos: a palavra aqui é "competição". Cenários e conquistas ficam abaixo da possibilidade de eliminar outros jogadores, experimentando momentos de tensão e emoção em suas empreitadas.


d) Os Socializadores: jogadores interessados em jogadores. A intenção é conhecer a pessoa por trás do avatar e conduzir campanhas em que possam compartilhar bons momentos com outras pessoas.


Importante destacar que existe fluidez entre os perfis, logo, jogadores híbridos podem experimentar mais de uma inspiração que os motive jogar aquele projeto.

É importante que o gamedev descubra que perfil ele tem como público para elaborar seu projeto, nortear o game design e até seu plano de marketing, pois enquanto o perfil Assassinos irá salivar ao ver um comercial sobre como eles podem destroçar rivais, os Socializadores ficarão encantados com o quanto poderão se conectar com outras pessoas do mundo ou participar de quests com seus amigos.

Saber para quem se produz ajuda a saber o que produzir e o interesse pela jogabilidade aumenta ou diminui de acordo com o desenvolvimento dessas possibilidades.



Se quiser saber qual seu perfil, clique aqui (às vezes dá certo, hehe).

295 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page