top of page

3 Ótimos aplicativos para criar seu GDD!

Não é de hoje que o desenvolvedor busca novas formas de gerenciar e organizar seus processos. Existem centenas de apps que prometem uma "vida organizada", desde simples blocos, sistemas de tarefas até os mais complexos com tabelas e lindos quadros de Gantt. Difícil decidir entre a infinidade de apps, mais difícil ainda, se adaptar ao uso deles. Então quero trazer algumas dicas de apps, para ajudar na sua busca por um projeto organizado.


Destaco que não adicionei a lista os aplicativos google docs e microsoft office pelo simples fato de suas funções se resumirem a escrever textos em folhas, sistema óbvio e simples para construção de um GDD. Não é que eu não aconselho, mas não quero chover no molhado.


Um bom app precisa atender sua demanda, ser prático e responsivo, mas quero abrir uma lacuna aqui, entre essas funções e uma mais importante, o app precisa facilitar sua vida! De nada adianta usar um app para organização, que lhe tome muito tempo, se você gastar mais tempo organizando do que produzindo, pode acabar não sentindo o progresso e perdendo a motivação. Então vamos a lista.


 

Trello


O melhor sistema kanban digital que conheço, nele criamos um quadro com diversas colunas, nessas colunas adicionamos cartões, imagine que os cartões são post-its bombados, que lhe permitem a adição de textos, imagens, checklists e outra infinitas possibilidades. A grande vantagem é a facilidade de manusear o app, pelo pc ou celular, com compartilhamento em nuvem entre todos seus dispositivos. O app é ótimo para trabalhar em equipe, dando muita liberdade a toda a equipe, sendo possível conversar dentro de um cartão, atribuir, aceitar e definir tarefas para membros da equipe. Mas e o GDD? Sempre defendo que a melhor forma de criar projetos grandes, é fragmentar seu conteúdo, aqui você pode tranquilamente criar colunas dedicadas ao roteiro, outras as mecânicas, músicas, anotar sobre os créditos que você precisa dar ao final do jogo, adicionar tarefas referentes a cada etapa. A única desvantagem que eu vejo é a dificuldade de enxergar o quadro geral do projeto, então talvez o trello se encaixe melhor como uma parte do gdd e não para executar todo o trabalho, eu mesmo, adoro usar ele para criar os itens dos meus projetos inacabados.



 

Notion


Ainda ganhando espaço no mercado, o notion é uma alternativa competente e versátil. A capacidade de criar tabelas e executar cálculos, semelhante ao excel, permite que possamos gerenciar recursos que exijam um pouco de cuidado matemático. Aliado a isso, o notion permite criar listas, quadros, textos. A sensação é que o notion funciona como uma mistura do que deu certo em outros apps organizacionais, aliando facilidades. Como grande destaque, temos a variedade de templates e combinações, podendo criar calendários com anotações embutidas, ou grandes listas que levam a checklists, como um complexo e ramificado sistema de organização. Para o GDD, acho legal o conceito de links internos, possibilitando anexar notas em meio a textos, como alguns sites fazem, deixando a visão geral mais funcional e prática, imagine um texto de uma quest, na recompensa temos o item poção e ao clicar nele, temos acesso a nota dedicada exclusivamente a poção, definindo seu valor, seu efeito e tudo mais que desejar. Claro que nem tudo são flores e como eu mencionei, o notion ainda está ganhando mercado, então sua interface ainda não é tão amigável e prática, exigindo um pouco de conhecimento sobre as funções.




 

Evernote


A menina dos olhos da organização, evernote é um dos mais antigos apps de notas, e parece que está decidido a se manter no topo de seu nicho. Atualizado constantemente, evernote carrega uma série de recursos interessantes, como associação com o calendário, gerenciamento de checklist, notas temporárias, sistema de links internos. Sistema de lembretes. A essência dele é simples, você tem cadernos dedicados a assuntos, escreve coisas nos cadernos, em notas, como se fossem folhas e é isso, você pode empilhar os cadernos, pode colocar tags nas suas notas e até criar tabelas, adicionar imagens, vídeo e áudio. Evernote em muito se assemelha ao notion, mas sua interface é bem mais amigável, fácil e prática, este é aquele app que você faz anotações através de um widget ou guarda informações importantes para usar depois. No caso do GDD, o evernote atende muito bem, sendo possível fazer o sistema de links que mencionei no notion, de forma mais simples. Organizar em cadernos permite que você construa aos poucos, as suas ideias, talvez migrando entre projetos e deixando a ideia amadurecer mais antes de ser colocada em prática. Outro grande recurso facilitador, é o sistema home, onde você pode encontrar atalhos, notas, anotar coisinhas em um post-it fixado. Acredito que o único contra do evernote é o seu maior ponto forte, focar muito nas notas em texto, deixando tabelas e quadros em segundo plano, o que afasta um pouco usuários que preferem sistemas mais "bonitinhos" de organização.




A lista não está em ordem de "melhor ao pior" ou algo do tipo. Aconselho muito que utilizem mais de um app para organizar suas rotinas de produção, então deixo aqui algumas menções honrosas:

Google keep

Microsoft ToDo

Pocket

Todoist

OneNote


Boa produção a todos!

650 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page