Desde quando bati o olho na divulgação do Facebook desse livro eu sabia que lê-lo era obrigatório. Sou partidário da ideia de que jogos digitais (como mídia, arte ou brinquedo) não têm o potencial devastador de iniciar um indivíduo no mundo do crime pelo mero contato. Pessoas não são sacos vazios a serem preenchidos por um tiroteio no trânsito em GTA ou porque esqueceu o bebê no forno em The Sims.
Há uma série de outros fatores que nos constroem diariamente (para o bem e/ou para o mal e...o que é bom e mau?). Limitar qualquer conduta ou fato, mesmo catastrófico, a existência de um jogo mostrado em algum programa sensacionalista como o grande influenciador maligno beira a ingenuidade pra mim.
A discussão abordada na obra é muito válida, buscando sobre os embates morais desde os primórdios dos jogos digitais, apresentando pesquisas científicas sobre o assunto, desdobrando ideias e pontos de vista, perpassando do mitológico social até o psicológico e o jurídico (o autor tem formação na área da Criminologia e Direito Penal) para debater até que ponto a interatividade com certos temas podem ou não serem prejudiciais.
E você? Qual seu pensamento sobre o assunto? Existem jogos que influenciam mais que outros e devem ser banidos? A interatividade piora a personalidade?
What do you think??????
C ya!
Acho que os jogos possuem violência demais nos dias de hoje. Acho que eles possuem potencial pra inclinar pessoas a fazerem coisas ruins. Acho que quem joga tende sempre a achar que "jogos são inofensivos" quando não o são.
Um jogo tem tanto o potencial para educar e quando para "deseducar". Vivemos em uma sociedade que acha a violência algo natural e faz vistas grossas com esse fato quando o assunto é entretenimento.
Claro que a imprensa, pseudo-conservadora, faz de tudo para retratar os jogos como sendo "os únicos" responsáveis pela violência dos jovens. E fazem isso por que eles falam a um público "moralista e hipócrita" que tece criticas aos jogos enquanto se diverte com filmes "de ação" onde "americanos" metralham pessoas de outras etnias.