Apresentação
Olá meu nome é Héric gostaria de deixar bem claro não sou game design, mas sou esforçado! A muitos anos tive a ideia de um enredo mas nunca tive coragem de contar, inicialmente pensei em fazer uma história em quadrinhos mas devido a dificuldade que tenho em desenhar paisagem nunca comecei. Então durante a pandemia acabei tendo contato com o RPG Maker MV e acabei vendo a oportunidade contar essa história de um modo único. Se você leu até aqui peço um favor, deixe o preconceito com jogos de rpg maker de lado e dê uma chance a esse projeto, garanto não vai se arrepender.
Enredo
Estudar, arrumar um bom emprego e se casar esse é o ciclo de vida que todos esperam de nós, mas será que é isso o que queremos e nessa ordem?
Todos têm as mesmas oportunidades para subir na vida?
Todos têm os mesmos recursos para realizar seu sonho?
São perguntas que o jovem Nicolas Flamel se faz diariamente, afinal não são todos que conseguem ingressar na melhor academia do mundo para estudar ciência e se tornar um alquimista. Além disso passar na seleção é só o começo dos desafios, pois se formar e se manter na academia são os verdadeiros problemas.
Mas falar em dificuldades na atualidade é algo raro, essa palavra foi basicamente extinta depois da chegada dos grandes líderes conhecidos como transcendentais. Como pode ser comprovado em todos os registros históricos existentes eles conseguiram trazer o equilíbrio à Terra hoje conhecida como Novo Mundo, os transcendentais guiaram a humanidade a um caminho melhor onde não há mais guerras, doenças, fome, agressão a natureza e graças a seus ensinamentos diversas espécies habitam o planeta em harmonia e respeito. Eles escolhem os líderes regionais, fornecem tecnologia e conhecimento necessário para que os habitantes do planeta vivam da melhor forma, pois eles sabem o que é melhor para todos.
É aqui que a jornada para descobrir o que diferencia um ser humano de um transcendental começa. Mas não será fácil afinal criaturas selvagens não costumam entregar de bom grado os materiais necessários para pesquisa, nem costumam viver em ambientes tranquilos!
Será muita ambição querer se tornar um ser superior, o Novo mundo realmente é uma utopia, os transcendentais nos salvaram de nossa própria ignorância?
Bom você só descobrirá jogando!
Bem vindo ao capítulo 1 de Utopia! Nessa versão você será introduzido ao universo, jogabilidade e personagens de Utopia.
Conto com a paciência e sinceridade de vocês para evoluir o projeto e finalizá-lo . Vocês podem entrar em contato através do meu instagram ou pelos comentários na própria itch.io.
Download e mais informações:
Utopia: Teoria da vida by hericfisio (itch.io)
Impressões após meia hora de gameplay:
+ o projeto tem um excelente diferencial que é o trabalho com a animação dos NPCs. Isso dá mais vivacidade a eles. Há também o mesmo trabalho com a animação do personagem, quando ele corre ou empurra alguma coisa. Dá para ver que você se dedicou em trabalhar esses detalhes.
+ Outro ponto forte desse projeto é o menu customizado e a tela de vitória da batalha. As imagens criadas para esses eventos dão originalidade ao projeto. Creio que você ainda deve lapidar uma coisa ou outra, mas já é algo que se destaca bem.
- O principal problema do jogo são os erros de português. Existem MUITOS! Acredito que você foi escrevendo o roteiro direto no editor de eventos, pois tem várias coisas ali que o Word já corrigiria. Sendo honesto, foi o que me fez não ir muito além na gameplay. Independente da história ser boa ou não, erros de português vão fazê-la ruim. Por isso, recomendo fortemente que transcreva o roteiro do jogo para um editor de texto com correção ortográfica.
- Já é algo mais pessoal, mas eu acho meio forçado tampar TODOS os caminhos alternativos do jogador com pessoas conversando, no começo do jogo. Deve haver formas mais criativas de impedir o avanço do jogador em certas áreas ou minimizar a ação dele sobre o cenário no qual ele não deveria estar.
É isso. Boa sorte com o projeto. :)