Hey, ppl o/
Games fazem parte da minha vida desde antes de eu me entender por gente (aos dois anos eu tinha o comportamento de um gato e jogava os cartuchos no chão). Vim do Atari (ou algum clone dele), passei pelo SNES, Sega Saturn, Nintendo 64, Game Cube, Game Boy (ahhh!! Pokemon Red), Play 2, Xbox e agora tenho um relacionamento monogâmico com o PC.
Em 2017, tive a inusitada ideia de aprender como criar jogos e comecei a rodar a internet em busca de informação. Descobri a Academia Produção de Jogos (que entendi mais ser um grande fórum de discussão de game dev com material elaborado pelo criador do site que um curso específico), onde me inspirei mais ainda. Foi lá que eu descobri uma expressão nova, a tal da "game engine".
A saga atrás da game engine perfeita pra começar me levou a experimentar o Ren'py, Tyrano Builder, a engine da Choice of Games, o Game Guru e a Unity, com resultados catastróficos em todos eles, não por serem ruins (MUITO LONGE DISSO), mas porque não era a hora de usar essas ferramentas, seja por falta de conhecimento ou de assets.
Foi então que conheci o RPG Maker e, experimentando um jogo chamado "Always Sometimes a Monster", decidi que iria aprender a Makerzar. Depois de muitos tutoriais no Youtube e textos, comprei o RPG Maker MV e comecei a exploração. Nunca vou esquecer a primeira vez em que elaborei uma simples quest que dependia de uma resposta e a primeira vez que consegui fazer um item que recupera HP, lá no fundo eu estava pronto pra hackear o mundo e fundar a DedSec.
Mas nem tudo são flores na vida do Dovah.
Um mês depois parei tudo e fiquei até 2020 sem nem programar uma porta pra abrir. Quando retornei, não sabia nem montar um sprite mais. Hora de reaprender tudo e tive a sorte de achar uma comunidade, não apenas receptiva, mas promissora. Eu fiquei abismado com a movimentação da comunidade Maker e mais ainda quando me disseram que já foi bem mais agitada (hoje estamos trabalhando para retornar aos tempos áureos).
Mas... por que o Maker? Por que ficar criando historinhas com esses chibis cabeçudos?
Porque ele ainda é um universo inexplorado pra mim e está me permitindo aprender conceitos que, mesmo que migre um dia para outra engine, vá usar e sempre lembrar que começou aqui. Não pretendo largar o Maker tão cedo, até porque reconheço que é uma engine subestimada pelos próprios Makers. Ela não se resume a eventos, possui portas que se souber abrir ampliará quase que infinitamente as possibilidades. Os próprios eventos são subestimados, dada a quantidade de mecânicas que se pode criar a partir da combinação criativa deles.
Um motor que me permite mostrar histórias que cultivei a vida toda e nunca contei pra ninguém.
C Ya.👽
Desde meus 12 anos, eu era fascinado com a ideia de desenvolver um game, até que um belo dia, no fim dos meus 13 anos, vi um amigo da minha idade fazendo um jogo, e aquilo era inacreditável, já que eu tinha tentado estudar Blender 3D e nunca deu certo, porque era coisa demais para mim.
Então com 14 anos, em 2014, comecei a tentar dar meus primeiros pulos, consegui aprender mesmo, de um jogo que eu trabalhei de agosto de 2014 a janeiro ou foi fevereiro de 2015, eu fiquei feliz de fazer aquele game e é muito piada interna, mas não sou nem louco para publicar XD
Em 2015, eu tive uma inspiração de fazer um fã-game de Pokémon com Chaves, eu até que comecei a fazer, quando me senti na necessidade de, sabe-se lá porquê, fazer a minha própria "engine" de Pokémon pra fazer meu jogo, foi quando comecei a estudar os pavorosos scripts, que até então, eu tinha aberto algumas vezes para ler, mas sempre tive medo.
Dia vem, dia vai, preguiça chega, ansiedade bate e eu interrompi meu progresso para tentar aplicar em desenvolvimento de sistemas, para praticar, passei de 2015 a 2017 desenvolvendo sisteminhas de menor porte para RPG Maker MV, e meio que mergulhei nisso.
Em 2016, fiz parte de uma jam, onde fiz um desastre chamado furry fury storm, que foi feito em cima de um sistema que acabara de ser lançado, ainda com mais bugs e erros de performance que o Cyberbug 2077 XD
Com isso, fui tentando dar meus pulos, ainda fiz e postei um jogo em 2018, onde nosso caro Felipe Lopez deu uma jogadinha, e sofreu nas minhas mãos xd
Mas calma, eu atualizei o game está mais digerível, ainda não acho bom, mas está mais digerível.
Procrastinei um bom bocado e não realizei meu sonho de fazer uma engine, que agora, desde 2018, já não era mais de Pokémon, mas sim baseada em Pokémon... E meu jogo de Pokémon com Chaves ficou para trás também.
Em 2019 não fiz nada, até meu canal estava parado... E o amargor de não ter sucedido no Animon project me consumia com nostalgia de sonhos inacabados, até que um senhor vírus chamado COVID-19 decidiu ferrar minhas chances de estudar medicina em 2020 e me jogou de volta para casa com tempo livre.
Nisso, fiz updates importantes em sistemas e meu joguinho, até que depois que eu estava com o PC novo, não dava mais para escapar, era agora ou nunca!
Agora em 2020, eu tenho meu querido Animon Battle System em mãos, prontinho para receber gráficos e áudios de Pokémon e Chaves para eu fazer meu Pokémon a Lenda de Chaves!
Mas deixa quieto, já tá bom demais xd
Sempre gostei de game dev, mas a medicina me fez mudar de rumo, então para mim, RPG Maker até o fim, aqui é minha base e meu topo, e gosto muito de game dev, mas mais como diversão e um jeito de realizar algum tributo ao mundo dos games, que mesmo atualmente, anda salvando bastante os meus dias, seja que tipo de jogo for, o bom é poder jogar! /o/