top of page
Foto do escritorFelipe Lopes

Você tá aprendendo ou copiando?

Passamos nossa infância e boa parte da adolescência estudando, aprendendo e sendo testados, mês após mês e a maioria de nós odiava isso... Chegamos a idade adulta e descobrimos mais sobre nós mesmos, o que nos leva a querer aprender sobre um variado leque de coisas, sejam esportes, programação, pintura, manutenção, etc. Aí chegamos a um ponto chave, como aprender? Claro, existem as faculdades, cursos, e mesmo a experiência na prática, mas também existem coisas que não são suficientemente importantes ou urgentes, a ponto de pagarmos uma faculdade, chamamos essas coisas de Hobbies e geralmente é assim que o desenvolvimento de jogos começa, como um hobbie.


Acredito muito que podemos aprender com tudo ao nosso redor, até mesmo de forma passiva, só precisamos "programar" nosso cérebro para isso, mas não dá para aprender tudo de forma passiva. Quando a ideia é aprender sobre bonsais, o mínimo que esperamos é que a pessoa tenha um bonsai, o mesmo vale para aprender a desenvolver jogos, o mínimo esperado é que a pessoa desenvolva jogos. Talvez possa parecer que estou andando em círculos, enrolando para o texto render mais e repetindo coisas com a intenção de prolongar mais ainda nossa conversa, e estou. Mas reparem como aprender é mágico, ele consiste no mesmo princípio da minha "encheção de linguiça", você vai ficar insistindo pro seu cérebro receber aquela informação, até que ele assimile, mas há um porém, nossa memória é curta. Aí entra em jogo a prática, vejam se concordam comigo, o que é mais fácil de lembrar? Uma coisa que você fez ou uma coisa que você pensou? Imagino que a resposta seja unânime, ou quase e aqui entra a resposta para toda a ideia do meu humilde texto. Você é seu próprio professor e precisa ensinar não somente seu cérebro, mas também o corpo, os olhos, ouvidos, bom acho me fiz entender. Aprender é um conjunto sequência onde você recebe o conhecimento e espalha ele pelo corpo. Talvez você seja muito inteligente e consiga assimilar/associar o conhecimento de forma passiva, mas em geral, precisamos de todas as etapas, do contrário, o conhecimento se perde.


Concluindo e focando em desenvolvimento de jogos, devemos ter cuidado com tutoriais, eles raramente são aulas, raramente existe uma didática definida, eles costumam ser um passo a passo onde um faz, o outro copia. Se você copiar vezes o suficiente, talvez consiga dominar aquela exata sequência, mas e se você descobrisse o funcionamento da engrenagem e conseguisse criar a sua própria sequência? Talvez, esse seja o exato "ponto de ignição" que separe um amador de um profissional.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page